Islândia busca energia limpa dos vulcões

Novo projeto de engenheiros do país busca perfurar áreas vulcânicas para colher energia limpa

Como se não bastasse ser o país líder na luta contra a mudança climática, a Islândia dá mais um exemplo para o mundo em relação ao desenvolvimento de energia limpa. A última agora é aproveitar tecnologia de ponta para colher energia limpa dos vulcões. É isso mesmo.

Foto: Reprodução

Engenheiros do país criaram um perfurador – que eles batizaram originalmente de Thor – capaz de atingir o recorde de 4,659 metros de profundidade. O projeto ainda é experimental, mas tem potencial de produzir 10 vezes mais energia que os combustíveis fósseis convencionais. A energia geotérmica vem da Terra e, como a ideia da equipe é perfurar áreas vulcânicas, a quantidade é abundante. Quando essas regiões são acessadas a partir de uma ferramenta como o Thor, elas contêm líquidos extremamente quentes e pressurizados, capazes de fornecer vapor suficiente para ligar uma turbina, gerando, assim, eletricidade limpa.

Você sabia que a Coppe UFRJ está inaugurando uma nova  Pós-Graduação em Energias?

A Coppe UFRJ está lançando o MBEN, uma MBA lato sensu que abrange todas as fontes energéticas, do petróleo às renováveis, para profissionais que desejam se especializar no futuro da Energia global. Cadastre seu email abaixo e receba mais informações sobre a primeira turma em breve.


MBE-COPPE/UFRJ formando especialistas ambientais desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários