Evento “Litoral em mudança: Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas”

Como planejar estrategicamente as cidades brasileiras de forma a minimizar os impactos ocasionados pelos eventos climáticos extremos? Como as mudanças climáticas expõem as cidades litorâneas? O Relatório especial “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas” tem como objetivo apresentar dados atuais sobre o tema e fornecer subsídios para e políticas sobre mudança do clima e o Plano Nacional de Adaptação.

Para promover uma discussão com especialistas, pesquisadores, tomadores de decisão e a sociedade civil sobre as vulnerabilidades das cidades brasileiras frente às mudanças climáticas o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas – PBMC lança o Relatório Especial no dia do Meio Ambiente, 05 de junho. O evento acontece das 9h às 13h, no auditório do Museu do Amanhã.

O Primeiro Relatório de Avaliação do PBMC aponta lacunas nas áreas do conhecimento sobre os riscos e medidas de respostas das cidades aos eventos climáticos extremos. Mais de 60% da população brasileira habita cidades costeiras que demandam investimentos e medidas de adaptação frente às mudanças climáticas, com foco na redução de riscos e minimização dos impactos ocasionados pelos eventos extremos climáticos e oceanográficos observados no presente e projetados para o futuro.

Data: Segunda, 05 de junho de 2017
Local: Auditório do Museu do Amanhã
Horário: 9h-13h

MBE-COPPE/UFRJ formando especialistas ambientais desde 1998 - mbcursos.coppe.ufrj.br

Comentários